Programação
Orientada a
Objeto
O que é?
(POO, ou OOP segundo as suas siglas em inglês) é um
paradigma de programação baseado no conceito de
"objetos", que podem conter dados na forma de campos,
também conhecidos como atributos, e códigos, na forma
de procedimentos, também conhecidos como métodos.
Objetos
Elementos componentes de um problema
Coisas do mundo real ou imaginário, que podemos de alguma
forma identificar
oUma pedra, uma caneta, umcopo, etc.
Não necessita ser real, ou existir no mundo real
Não necessita ser palpável
Representam entidades em um sistema de software que
representam instâncias de entidades do mundo real e de algum
sistema
Classe
Objetos de um mesmo tipo possuem os
mesmos comportamentos
Dizemos que objetos de mesmo tipo pertencem à
mesma classe
oUma classe é um tipo a partir do qual objetos são criados
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Atributos Atributos
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Marca;
Ano;
Placa;
ValMáxima;
Atributos Atributos
Objetos - Atributos
Possui propriedades que o caracterizam, e que são
armazenadas no próprio objeto.
Quando um objeto comunica-se como meio, realiza ações que
podem alterar seu estado:
oalterações nos valores de seus atributos
Corre()
Para()
Freia()
Corre()
Para()
Freia()
Corre()
Para()
Freia()
Corre()
Para()
Freia()
Métodos Métodos
Objeto - métodos
Realiza operações para contribuir com o funcionamento do
sistema: representadas por métodos
oServiços oferecidos pelo objeto
oComunicação com outros elementos (objetos) do sistema.
Qual é a diferença entre Classe e Objeto?
Classe:
oé definição do tipo;
orepresenta um conjunto de objetos de mesmo tipo;
oClasse = {obj1, obj2, obj3, …, objN}b)
Objeto:
oé cada instância derivada da classe;
oé um elemento do conjunto representado pela classe
PHP
<?php
class User
{
$nome = "";
$idade = "";
$peso ="";
$altura ="";
}
?>
<?php
class User
{
public $nome = "";
public $idade = 0;
public $peso = 0;
public $altura = 0;
public function Imc(){
$imc = $this->peso / ($this->altura**2);
return $imc;
}
?>
<?php
require "../Controller/User";
$user = new $User();
$user->nome = "JP";
$user->idade = 30;
$user->peso = 85;
$user->altura = 1.81;
$user->imc();
?>
Atividade
Defina uma classe que represente uma conta bancária. A conta
armazena o nome e cpf do cliente, bem como o saldo.
Deve ser possível realizar operações de saque, depósito e
exibição de saldo
Considere que não podem ser feitos saques em contas sem
saldo